TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM

O que são os transtornos da aprendizagem?

São um conjunto de sinais sintomatológicos que provocam uma série de perturbações no aprender da criança, interferindo no processo de aquisição e manutenção de informações de uma forma acentuada.

Os transtornos da aprendizagem compreendem uma inabilidade específica, como de leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

Tanto o CID-10 (Código Internacional de Doenças) e o DSM-IV (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), apresentam três tipos de transtornos de aprendizagem:

  • Transtorno de leitura - Dificuldades específicas em compreender palavras escritas;

  • transtorno da matemática - Também conhecido como discalculia, é a dificuldade que o individuo tem de associação das habilidades matemáticas básicas, como a contagem, com o mundo que o cerca.

  • Trastorno da expressão escrita - Dificuldades com a ortografia ou caligrafia. Percebe-se dificuldades de compor textos escritos, erros de gramática e pontuação, má organização dos parágrafos, dentre outros.

 

Copyright © 2018 Glairton Santiago | Todos os direitos reservados.